5 Dicas para fazer sua lista de planos para 2016 e colocá-los em prática!

Quantos planos de 2015 você conseguiu realizar? Nós costumamos fazer planos e sonhar muitas coisas, mas poucas delas conseguimos pôr em prática.
 2016 está aí, novinho em folha, e com ele vem a chance de começar tudo de novo e fazer o que não fizemos no ano que passou. Para não ficar repetindo o mesmo erro e aproveitando que hoje é segunda-feira, o dia mundial do hoje eu começo, coloquei aqui algumas dicas que podem nos ajudar a organizar e realizar nossos sonhos. Lembre-se não há nada que você não possa fazer. Muitos dos nossos sonhos só dependem de nós e mais ninguém.  Depois dessa injeção de incentivo, vamos às dicas.
1    
      1-   Faça uma lista
Sério, isso funciona de verdade. Essa é uma das coisas chaves que facilitam minha vida. Faço lista para tudo, coisas que tenho que fazer hoje, coisas para comprar. Fazer listas nos ajuda a visualizar o que queremos e a memorizar e fixar na nossa mente os nossos planos. Então, já vai separando um papel e uma caneta para fazer a sua. Mas antes de começar, há algumas coisas a serem consideradas na hora de elaborar a lista. Não coloque muita coisa. Com muitos planos para fazer em um ano, nossa mente pode se confundir, a gente pode acabar não tendo como manejar todos eles e não conseguir realizá-los. Então separe aqueles extremantes importantes que não devem ficar para trás e foque neles. Seja específico. Viajar, pode ser um plano, mas não nos diz muita coisa. “Viajar uma vez nesse ano para o exterior” já nos dá uma ideia fixa e específica que pode lhe ajudar na hora de realizar, pois você já sabe o que quer.  Seja realista. Não vá colocar na sua lista “Falar alemão fluentemente” se você só sabe o básico do básico da língua, pois você vai levar mais de um ano para conseguir realizar. Escreva planos que você sabe que pode realizar nesse período. “Começar um curso de alemão” é uma ideia mais plausível. 
2    
       2-     Estabeleça prioridades
Coloque sua lista em ordem. Eu, por exemplo, considerei elaborar minha lista por ordem de dificuldade. Ir frequentemente a academia é a coisa que mais encontro barreiras para colocar em prática, então é o primeiro item e é nele que irei priorizar mais. Você pode também organizar por ordem de prazo, os itens de curto prazo que precisam ser feitos de imediato podem ser os primeiros e os de longo prazo podem ser os últimos. Veja qual funciona mais para você e priorize seus planos.
      
      3-      Elabore um plano de ação
Essa dica faz total diferença na hora de elaborar sua lista. Você não deve apenas escrever qual são seus planos, você deve também colocar como você irá realiza-los. Depois de escrever seu item, coloque embaixo como irá fazer isso e o que você precisa fazer para colocar isso em ação. Se seu plano é “Começar um curso de alemão” você pode colocar Como: Matriculando em uma escola de idiomas / O que eu preciso fazer: Pesquisar uma escola perto de minha casa. Encontrar um horário que eu consiga ir sem problemas. Me matricular. Separar uma parte do meu orçamento para pagar a mensalidade. Faltar, no máximo, duas aulas em cada semestre. Separar um horário na semana para estudar a lição em casa.
      
      4-      Crie hábitos
Seus planos têm que fazer parte de sua vida. Você deve inclui-los em seus planos diários. Vale a pena fazer uma lista das coisas que você tem que fazer no dia e colocar um passo do que você deve fazer para concluir seu plano anual. Já que eu coloquei “Ir frequentemente a academia”, devo escrever na minha lista diária “ Malhar às 7 horas da noite”. Vale olhar a lista de planos do ano toda a segunda, isso vai lhe ajudar a organizar sua semana priorizando aqueles itens. No começo será muito difícil. Mas tente ao máximo fazer frequentemente aquilo que você se propôs a fazer, depois que isso se tornar um hábito, tudo ficará mais fácil de lidar.

      5-      Compartilhe seus planos
Dê essas dicas a um amigo ou um familiar e elaborem juntos suas listas. Quando você compartilha seus planos com alguém, isso lhe estimula a colocá-los em ação e você terá alguém para lhe cobrar.  É interessante que vocês incentivem um ao outro a concluir seus planos, mandem mensagens, como “E aí? Foi na academia hoje? ”  Vale ficar na cola do amigo, isso vai criar um encargo de consciência e vocês vão ser quase obrigados a fazer.





Dicas dadas, agora você não tem desculpa para romper 2016 com o peso na consciência. Já fiz a minha lista e já estou colocando meus planos em ação. No fim do ano, prometo que volto aqui para contar se consegui realizá-los.  

Comente com o Facebook:

Um comentário:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©